top of page
ORADORES / INTERVENIENTES
Elsa M. Carneiro Mendes

Doutoramento em Letras, em Estudos de Cultura, Especialidade em Estudos Norte-Americanos – Estudos Fílmicos (2012, Universidade de Lisboa). Mestrado em História da Arte – Especialidade em História da Arte Contemporânea (2000), pela FCSH – Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em História (1983) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desempenha, desde 2014, funções de Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema na Direção-Geral da Educação. É investigadora no CEMRI (Centro de Estudos Migrações e Relações Interculturais – Grupo de Investigação Media e mediações culturais - Universidade Aberta). Tem realizado diversas apresentações públicas na área de Estudos Culturais e de Estudos Fílmicos, e, mais recentemente, no âmbito da implementação do Plano Nacional de Cinema. Tem integrado Júris de diversos Festivais de Cinema, e Comissões Científicas e Pedagógicas na área do Cinema e das Humanidades. Desenvolve  como áreas privilegiadas de investigação a História da Cultura Contemporânea, os Estudos Fílmicos e as áreas de Cinema e História e Cinema e Educação. 

Elsa Cerqueira

Licenciada em Filosofia pela FLUP, tem colaborado na qualidade de investigadora com o Instituto de Filosofia desta Faculdade. Mestre em Filosofia da Educação e Pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea.

Foi oradora em vários Congressos sobre Filosofia, Literatura e Cinema e Festivais de Cinema. É professora de Filosofia, coordenadora do Plano Nacional de Cinema na Escola Secundária de Amarante e vice-Presidente do Cineclube de Amarante.  

Integrou como membro do júri o Fafe Film Fest, edições 2014, 2015 e 2017,  o júri Cineclubes, Prémio “PrimeirOlhar”, XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo, 2016 e o júri de pré-seleção do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, Cinanima, 2017.

Colabora com o FLIP,  Mostra de Cinema de Animação de Amarante promovido pela associação Gatilho.

Publicou artigos em revistas especializadas quer sobre o cinema de  Luis Buñuel, de João César Monteiro e de Pedro Costa, quer sobre  a relação entre a escola e o cinema.

É membro da AIM (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento).

Realizou, em agosto,  uma formação em França,  designada  “A Cannes, faites votre cinéma dans la classe”, no âmbito do programa Erasmus +.

Criou o blogue  PolegarMente.me  (http://polegarmente.me/) que deu origem a um outro designado “pncpolegarmente.me ou Notas sobre o Plano Nacional de Cinema pelo lápis de Elsa Cerqueira” (http://pnc.polegarmente.me/).  

José António Moreira

Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Realizou um Pós-Doutoramento em Tecnologias Educacionais e da Comunicação também pela Universidade de Coimbra. Possui Curso de Mestrado em Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta (UAb). Atualmente é Diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta e Coordenador da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da mesma universidade. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra e no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@d) da UAb. É ainda Coordenador do Núcleo de Estudos de Pedagogia no Ensino Superior (NEPES) sedeado no CEIS20. Tem publicado artigos científicos em revistas especializadas e livros nas áreas da Formação de Professores e das Tecnologias Digitais. E tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online.

Pedro Alves

Doutor em Comunicação Audiovisual pela Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid. Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Som e Imagem da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto). Investigador integrado do CITAR-UCP e colaborador do CITCEM-FLUP. Membro da Associação Científica ICONO14 (Espanha) e da AIM (Portugal). Formador do Plano Nacional de Cinema, no norte de Portugal, desde 2015. Tem várias publicações e participações em eventos e projetos científicos, nacionais e internacionais, desde 2010, sobre temas como narrativa audiovisual, ficção fílmica, pragmática fílmica, cinema e educação e escrita de argumento. Foi co-coordenador dos livros “Aprender del cine: narrativa y didáctica” (2014) e “Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas” (2017). Foi coordenador do V Congresso Internacional de Cidades Criativas (Porto, 2017), bem como convidado para participar no XI Encontro Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO (Enghien-les-Bains, 2017) e ser consultor externo na avaliação de candidaturas para a Rede de Cidades Criativas (área de Cinema) da UNESCO (2017). Trabalha em cinema desde 2007, sobretudo na área da Produção e com autores como Manoel de Oliveira (“O Velho do Restelo”, 2014) ou Salomé Lamas (“Ubi Sunt”, 2016). É frequentemente convidado para palestras em escolas do norte de Portugal, no âmbito das referidas áreas de ensino, investigação e prática fílmicas. 

Paulo M. Faria

Cedo aprendeu que para ser professor não basta ter jeito: é preciso aprender tanta coisa que, desde que se licenciou, nunca mais parou de estudar. Estudou teatro, fotografia, políticas educativas, literatura e doutorou-se em tecnologias educativas. Ao longo desse percurso descobriu que ler é o segredo. Por essa e por outras razões é que reparte a sua vida profissional pelas bibliotecas escolares e pela docência no ensino superior. A par disso, vai investigando e escrevendo sobre leitura digital. As diferenças que vê nos dois filhos leva-o a acreditar que dizemos sempre a mesma coisa, mas cada um ouve a sua música. Por fim, para equilibrar o compasso, continua a correr sempre que pode.

Armandina Saleiro

Maria Armandina Félix Vila-Chã Saleiro

Profissão: Professora do Ensino Básico – Matemática e Ciências

Habilitações Literárias: Licenciatura em Ensino, variante em Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

 

Cargos que desempenha:

  • Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos

  • Vereadora do Pelouro da Educação, Bibliotecas, Ação Social e Saúde Pública e Cultura

  • Membro dos Conselhos Gerais das EB2,3 do Concelho de Barcelos

  • Membro do conselho de Avaliação do projeto de Autonomia do Agrupamento Cavado Sul

  • Presidente do Conselho Local de Ação Social

  • Presidente da Associação Barcelos Sénior

  • Presidente do Conselho Municipal de Educação

António Boaventura
  • Licenciado em Filosofia

  • Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho

  • Pós Graduação em Estudos Europeus (área Económico-social)

  • Pós Graduação em Administração Escolar e Organizações Educativas.

  • Exerceu funções de Coordenador Concelhio de Esposende na Educação de Adultos e Diretor do CFAE de Esposende.

  • Atual director do CFAE de Barcelos e Esposende.

Luís Dias Ramos
  • Habilitações Académicas:

- Pós-graduado em Educação, ramo de especialização: Administração Educacional;

- Licenciado em Ensino de Português/Francês;

- Diplomado em Língua Francesa pela “Alliance Française”;

- Certificado como Formador no âmbito dos cursos Técnico-Profissionais.

 

  • Trabalho e cargos exercidos:

- Professor de Português e Francês;

- Professor de Expressões Dramáticas;

- Diretor de Turma e Coordenador de Turma;

- Professor/Formador na Formação de Adultos;

- Delegado de Grupo Disciplinar de Francês;

- Delegado de Grupo Disciplinar de Português;

- Coordenador de Departamento Curricular de Línguas;

- Orientador de Estágio – Português;

- Orientador de Estágio – Francês;

- Coordenador de Equipa de Autoavaliação de Agrupamento;

- Membro do Conselho Pedagógico;

- Assessor de Direção;

- Adjunto do Diretor;

- Diretor de Agrupamento de Escola.

Alberto Serra

Alberto Serra nasceu em Barcelos, em 1957. Com cinco anos de idade vai com os pais para Moçambique, de onde regressa aos dezassete.

Homem da Comunicação, passou por diversas rádios como a Rádio Nova e a TSF (da qual foi fundador da delegação do Porto), e pelos canais de televisão SIC, RTP e RTP2, bem como por diversos jornais.

Possuidor de uma pós-graduação em documentarismo, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é autor de diversas reportagens, algumas premiadas, das quais se destacam: Rostos de Pedra, Sina de Cigano e Cuba Segundo Saramago (seleccionada para o Prémio AMI). É também autor de diversos documentários, tais como Levantado do Chão, único documentário sobre a vida e obra do Nobel português, e Um Sítio Onde Pousar a Cabeça sobre a vida e obra de Manuel António Pina.

Uma das suas maiores paixões é a leitura de poesia, participando regularmente em recitais. Entre 2004 e 2013 foi o programador da Poesia está na Rua, uma iniciativa apoiada pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Organiza regularmente oficinas de leitura, a partir de um conceito singular: “A Poesia Faz Bem à Saúde”. Dinamiza também em escolas e com grupos interessados oficinas de escrita criativa. Colabora com a Câmara de Barcelos em projectos ligados às escolas e centros de dia.

Autor de dois livros de poesia, tem participações em diversas antologias.

Em 2015 foi agraciado com a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Barcelos.

Margarida Figueiredo

Concluiu o Curso do Magistério Primário em 1986 e a Licenciatura em Ensino de Português em 1998.

É professora de Português do 3º Ciclo e Secundário, na Escola Básica e Secundária de Vale D'Este, Viatodos, Barcelos, desde 2001.

É coordenadora, a nível de escola, do Plano Nacional de Cinema desde setembro de 2017.

É, desde 2010,  sócia da Porta XIII – Associação Poética de Todas as Artes – Vila Nova de Cerveira.

Fernanda Freitas

Licenciada em História e Pós-graduação em Ciências Documentais.
Desempenha funções de coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares desde 2009 nos concelhos de Amares, Barcelos, Gondomar, Terras de Bouro e Vila Verde.

É docente no Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Braga, onde leciona a disciplina de História e Geografia de Portugal (EB de Lamaçães).

Jorge Pimenta

Jorge Pimenta nasceu no ano de 1969, em Braga, cidade onde cumpriu a sua formação académica: Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (1992) e Mestrado em Educação, Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Português (2004), ambos pela Universidade do Minho. É professor de Português, profissão que exerce na Escola Básica e Secundária de Vale d'Este, em Viatodos - Barcelos, tendo ainda desenvolvido, enquanto investigador, trabalho na área da Didática do Português de que resultaram diversos estudos e comunicações publicados.

Presentemente, para lá de docente, desempenha funções enquanto adjunto de Direção e Coordenador do Departamento de Línguas na escola onde leciona.

Foi ainda, e ao longo de quase uma década, diretor do jornal escolar do Agrupamento onde exerce funções, O Despertar, publicação que viria a receber o 3.º prémio de jornais escolares promovido pelo jornal Público.

Da paixão do ensino não só vive; também do teatro e de outras manifestações artísticas, sendo, todavia, à boca de cena que o diálogo se torna mais íntimo com a palavra, em particular quando feita Poesia.

Mais recentemente descobriu uma nova paixão, a fotografia, que concebe como uma das formas privilegiadas de tocar o mundo “já que vemos pelas retinas biológicas e pelas dos afetos, redefinindo, a cada abrir e fechar de pálpebras, a existência. É nesta teia de relações que emergem a fotografia e a escrita, uma e outra interfaces perfeitos com tudo quanto nele agita e inquieta".

bottom of page